Rummikub, para quem não sabe, foi lançado em 2002 no Brasil. O jogo foi desenvolvido por Ephraim Hertzano ainda na década de 30 e já recebeu muitos prêmios, entre eles o de melhor jogo do ano na Alemanha em 1980.
Rummikub é um jogo pra você quebrar a cabeça. A mecânica é semelhante à do jogo de cartas Mexe-mexe. A vantagem é que as fichas se mostram bem mais práticas para essa mecânica do que as cartas.
Cada jogador recebe um determinado número de fichas e na sua vez abaixa quantas puder (há dois conjuntos de fichas de 4 cores, numeradas de 1 a 13. Os jogos aceitos são sequências de mesma cor com no mínimo 3 fichas e 3 ou 4 fichas com o mesmo número desde que não haja cor repetida). Quem não puder baixar nenhuma ficha, compra uma ficha nova e não joga nessa rodada.
O que torna o jogo interessante é que os jogos baixados não pertencem a ninguém, são da mesa. E a partir do momento que há jogos na mesa, você pode retirar deles fichas para usar em seus próprios jogos. Mas cuidado, pois nenhum jogo pode ficar incompleto. E pra isso você vai ter que pensar. Se alguém mexer nos jogos da mesa e no final sobrar algum jogo incompleto, volta os jogos à situação em que estavam e compra mais três fichas como punição. Vence quem se livrar primeiro das suas fichas. Para 2 a 4 jogadores a partir de 10 anos.