segunda-feira, 16 de julho de 2012

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


   E.E.E.F.M. “QUINTILIANO DE AZEVEDO”
R: SAMUEL DUARTE, S/Nº, SANTO ANTÔNIO – TEL.: 3522-6520.
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – ESPÍRITO SANTO























ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

























Diretor: Domingos Sávio Gonçalves Brandão
Pedagogas: Clemilda da Penha Bergamin Athayde de Souza
Professores Responsáveis: Maria da Penha Souza Fernandes de Freitas e
                                             Lilian Santana Rocha Valory
Áreas envolvidas: Ciências da Natureza
Turmas envolvidas: 7ª e 8ª séries
Turno: Matutino








JUSTIFICATIVA

A escola é um espaço privilegiado para contribuir na formação de valores, hábitos e estilos de vida, sobretudo para promover uma maior conscientização do educando. Como não poderia ser diferente, a promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar possibilita ações de estímulo à adoção de hábitos salutares, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais e a adoção de práticas saudáveis por meio de uma alimentação nutricionalmente equilibrada.
O interesse de trabalhar com esta temática surgiu da observação dos alunos durante o recreio, onde notou-se que muitos recusam alimentar-se das refeições fornecidas pela escola, optando, muitas vezes, por alimentos que não são saudáveis considerando que uma má alimentação resulta em distúrbios alimentares e problema de saúde, sobretudo casos de obesidade e baixo peso, verifica-se a necessidade de mobilizar um trabalho de conscientização do corpo discente, através de atividades práticas com as turmas de 7ª e 8ª séries.
Com este projeto, o propósito maior é que os alunos, possam se tornar multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, levando a prática de uma alimentação saudável para o âmbito familiar também.

OBJETIVO GERAL

Conscientizar os alunos sobre a prática de uma alimentação saudável bem como sua importância para a promoção da saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Valorizar uma boa alimentação, aprendendo a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade;
ü  Saber adequar à alimentação as suas necessidades;
ü  Classificar a origem dos alimentos;
ü  Contribuir para a promoção da saúde e para a prevenção da obesidade e de outras doenças;
ü  Reconhecer a necessidade de higienização dos alimentos e das mãos;
ü  Investigar o valor nutritivo dos alimentos.

METODOLOGIA

O presente será desenvolvido com atividades interdisciplinares de Ciências e Matemática.
O projeto começará a ser executado a partir de uma aula expositiva dialogada, onde a professora de Ciências estará sondando os alunos sobre qual idéia que possuem a  acerca de uma alimentação saudável.
Será solicitado aos alunos levarem rótulos de diferentes produtos que fazem parte de sua alimentação. Essas embalagens serão estudadas em sala de aula, a fim de se observar a composição do produto, as informações nutricionais, tais como, valor calórico, carboidratos, proteínas, gorduras saturadas, gorduras totais, fibras alimentares, cálcio, ferro e sódio.
Além das especificações nutricionais, os alunos identificarão dados a cerca da origem do produto, identificação do lote, prazo de validade para verificar se o fornecedor atende à normatização da legislação brasileira.
Nesta etapa, os alunos irão observar  se o alimento contribui para o total de nutrientes que devem ser ingeridos diariamente – o Percentual de Valor Diário (% VD).
Confecção da pirâmide alimentar pelos alunos, em forma de cartaz.
Palestra informativa com nutricionista (acadêmicos da São Camilo) convidado pela escola.
Visita técnica à Empresa Selita para conhecimento de produção, manipulação e estocagem do leite e seus derivados.
Será proposto aos alunos a realização de um café da manhã para que possam por em prática os conteúdos teorizados em sala de aula. Neste momento os alunos terão informações sobre cada alimento (nutrientes, derivados, entre outros).
A culminância do projeto se dará com apresentação de micro-aulas por parte dos alunos com os temas de doenças relacionadas à alimentação – bulimia, anorexia, diabete, hipertensão, anemia.


PERÍODO

O projeto será desenvolvido no primeiro trimestre do ano letivo de 2012, entre os meses de março e maio.

RECURSOS

ü  Livro didático de Ciências;
ü  Laboratório de Informática;
ü  Alimentos trazidos pelos alunos;
ü  Papel cenário.

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados pela sua participação e envolvimento na realização das atividades propostas no presente projeto.

APRESENTAÇÃO E EXPOSIÇÃO

As atividades serão fotografadas e postadas no blog da escola.



A professora Mª da Penha Fernandes trabalhou com os alunos de 7ª e 8ª série o projeto acima e encerrou com um maravilhoso e vitaminado café da manhã.

Alunos da 7ª M1.









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