quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

PROJETO HORTA ORGÂNICA SUSTENTÁVEL



HORTA ORGÂNICA SUSTENTÁVEL

Professora responsável: Érika Lemos Bonandi
Diretor: Domingos Sávio G. Brandão
Alunos:Daniel Simões Leite 
 Gabriela Souza Portela 
       Júlio Gabriel Santana Ribeiro 




RESUMO
O projeto tem como objetivo mostrar a importância da horta orgânica sustentável e principalmente contribuir para o conhecimento dos alunos sobre educação ambiental, qualidade de vida na produção e no consumo de alimentos saudáveis nas escolas. Os espaços escolhidos para a elaboração da horta orgânica sustentável estão sendo em espaços vazios localizados na escola. Foram utilizadas garrafas pets, pneus e objetos descartáveis usados nas casas dos alunos. A partir de comportamentos sustentáveis instituídos e demonstrados aos discentes estas novas idéias sejam capazes de promover medidas simples de sustentabilidade e saúde ultrapassando os limites da escola e chegando até as famílias dos alunos.

INTRODUÇÃO
 
            A escola é um espaço importante para o desenvolvimento de indivíduos responsáveis e capazes de colaborar e decidir sobre suas relações com o meio onde vive, através da educação ambiental. De acordo Ruscheinsky (2002), é necessário deixar de lado a agricultura convencional e caminhar em direção de uma agricultura mais auto-sustentável e menos agressiva à natureza.
            Para Morgado (2006), a horta inserida no ambiente escolar pode ser um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino aprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre os agentes sociais envolvidos.
A necessidade de tornar este tema em algo praticável e aderido aos costumes do dia-a-dia de nossa sociedade pode ser desafiador. Mas por meio de simples ações podemos habituar em nosso cotidiano tarefas que envolvam saúde e sustentabilidade. Segundo Louredo (2012) uma economia que resulta em melhoria do bem estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo, reduz significativamente, riscos ambientais e escassez ecológica.           É necessário que nossos hábitos se tornem mais saudáveis para que consigamos adquirir melhoria na qualidade de vida, incentivando os alunos a valorizarem a produção e a importância do consumo para sua saúde. 


JUSTIFICATIVA

  A promoção da saúde permite que as pessoas adquiram maior controle sobre sua própria qualidade de vida. Através da adoção de hábitos saudáveis não só os indivíduos, mas também suas famílias e comunidade se apoderam de um bem, um direito e um recurso aplicável à vida cotidiana (Irala; Fernandez; Recine, 2001).
  Baseado nesse conceito de integração entre grupos de indivíduos, as melhores formas de promover a saúde é através da escola. Isso porque, a escola é um espaço social, onde muitas pessoas convivem, aprendem e trabalham, onde os estudantes e os professores passam a maior parte de seu tempo. Além disso, é na escola onde os programas de educação e saúde pode ter a maior repercussão, beneficiando os alunos na infância e na adolescência. Nesse sentido, os professores e todos os demais profissionais tornam-se exemplos positivos para os alunos, suas famílias e para a comunidade na qual estão inseridos (Irala; Fernandez; Recine, 2001).
  Para fortalecer o vínculo positivo entre a educação e a saúde, devemos promover um ambiente saudável e sustentável melhorando a educação e o potencial de aprendizagem ao mesmo tempo em que promovemos a saúde (Ministério da Saúde, 2000).
  O homem tira da terra o seu sustento, isto faz com que aprenda a mexer nela, a prepará-la para o cultivo, a ter uma relação homem-natureza, pois, ele depende dela para a sua sobrevivência. No entanto para muitos seres humanos esta relação está perdida, para muitos o solo de onde o seu alimento é tirado é apenas terra, pois, atualmente na sua rotina não há mais tempo para tal relação. Hoje as crianças e adolescentes no ambiente externo à escola normalmente estão em frente a vídeo games, computadores e televisores, não tendo mais o contato com o meio ambiente. Desta forma se faz necessário que os professores resgatem a importância deste contato, permitindo este relacionamento, de sustentabilidade e economia nas escolas.
  Os alunos estão tendo a oportunidade de conciliar teoria à prática, aplicando o que se aprende na sala de aula. Desta forma, levam uma experiência valiosa para vida, já que a saúde do homem está ligada ao meio ambiente.


OBJETIVOS GERAIS

Fortalecer a relação entre a educação e a saúde, gerando um ambiente saudável, estabelecendo contato com a natureza e um maior conhecimento do que a mesma pode trazer para a saúde.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Permitir a relação entre a teoria da sala de aula com a prática sobre a importância do relacionamento entre homem-natureza;
· Incentivar os alunos a terem uma visão crítica sobre a importância do alimento saudável cultivado em um ambiente natural;
· Conhecer e divulgar a cultura de produção orgânica.


MATERIAIS E MÉTODOS
Esse trabalho está sendo desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Quintiliano de Azevedo”, localizada no bairro Santo Antônio no município de Cachoeiro de Itapemirim – ES.
Os espaços escolhidos para a elaboração da horta orgânica sustentável estão sendo em espaços vazios localizados na escola. Foram utilizadas garrafas pets, pneus e objetos descartáveis usados nas casas dos alunos.
As garrafas foram cortadas ao meio, aproveitando os dois lados com furos na região inferior, que permitira a saída do excesso de água na terra. Em seguida, o preparo do solo foi por meio do revolvimento com adubo orgânico onde foram plantadas as sementes. Após a sua germinação e no seu tamanho Ideal, as mudas de hortaliças e vegetais serão transplantadas para os canteiros de pneus, garrafas pets e caixas de madeira. Toda a metodologia está sendo realizada de acordo com pesquisas feitas pelos alunos envolvidos.

RESULTADOS
. Conscientização da necessidade de conservação dos recursos naturais, permitindo o relacionamento entre homem-natureza;
. Maior integração do corpo docente com atividades interdisciplinares, através da educação ambiental;
. Melhora no nível de socialização do aluno e nos hábitos alimentares, visando uma boa qualidade de vida.


REFERÊNCIAS
GALLO, Edmundo; SETTI, Andréia Faraoni Freitas; MAGALHÃES, Danielly de
Paiva; MACHADO, Jorge Mesquita Huet; BUSS, Daniel Forsin; NETTO, Franciscode Abreu Franco; BUSS, Paulo Marchiori. Saúde e economia verde: desafios para o desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza. Ciência & Saúde Coletiva,v.17, n.6, p.1457-1468, 2012.

IRALA, Clarissa Hoffman; FERNANDEZ, Patrícia Martins; RECINE, Elisabetta. A Escola promovendo hábitos alimentares saudáveis. Manual para Escolas, Brasília, 2001.

LOUREDO, Paula. 2013. O Brasil e a economia verde. Disponível:
http://www.brasilescola.com/biologia/o-brasil-economia-verde.htm. Acesso em 01 de setembro de 2013.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política nacional de alimentação e nutrição. Brasília, 2000.

MORGADO, Fernanda da Silva. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis. 2006. 45p. Centro de Ciências Agrárias. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006

RUSCHEINSKY, Aloísio. Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002.



 Preparando as Sementeiras

Preparando os pneus para transplantar as mudas
 Mudas de hortaliças



 Divulgando o Projeto na Escola





Modelo do folder que foi entregue na Feira e na Escola
 Banner
 Presença do nosso Diretor no stand da 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia




 Divulgando nosso Projeto na Feira
Alunos da EEEFM "Quintiliando de Azevedo" visitando a Feira


Um comentário:

  1. Sou mãe voluntária de uma escola estadual. E estou tentando implantar um projeto igual. Já que nossa escola se localiza em área rural.

    ResponderExcluir